O cavalo é o primordial ser que permitiu ao homem dominar a natureza, conquistar outros povos e construir impérios, lavrar a terra e manejar o gado para se alimentar.
Hoje é um instrumento de prazer bucólico.
A equitação é a arte de montar com destreza, harmonia, graça, estética, fluidez, alegria, prazer, emoção e respeito pelo cavalo.
Existem diversas formas de equitação, que podemos simplificar em: campeira, de pólo e olímpica.
A equitação olímpica se compõe de adestramento, salto e concurso completo (CCE). Este último constituído por três competições: adestramento, salto em campo aberto (cross country) e salto em pista. Procura na web e no Youtube e terás uma visão do que estamos falando.
A equitação não é um passeio ou cavalgada, a ser feito de vez em quando . É uma atividade regular de duas ou três vezes na semana, para desenvolver o conhecimento e a destreza. O motor que impulsiona as pessoas que a praticam é o gosto de fazê-lo, um estado emocional que relaciona a pessoa com o cavalo. O equitador não quer simplesmente passear a cavalo: quer montar bem e experimentar o prazer que isso proporciona.
O El Paraíso - Clube de Pólo incorporou em 2013 um mestre de equitação e pólo, formador de ginetes, fazedor de cavalos, e treinador de ambos, com profundos conhecimentos e aquilatada experiência hípica.
Pergunta, conversa com a gente, venha ver. O requisito indispensável é gostar muito dos cavalos e querer –sobre essa base- fazer um caminho de realização e desenvolvimento estético.