Passeios e cavalgadas. É vestir como ginete, fazer contato racional com o cavalo, conhecê-lo, montar em forma simples porem correta e segura, com moderna sela esportiva modelo europeu, sentir o cavalo no próprio corpo, absorver e incorporar sua energia, curtir o prado numa forma diferente. Desde o cheiro do cavalo tudo é emoção. A conquista sente-se no espírito de cada um, ao final do percurso.
Podem ser diurnas e noturnas. Podem incluir uma refeição no final, para compartilhar a experiência. Para curtir em casal, com grupo de casais amigos; ou em família - crianças a partir de sete anos de idade -; ou em grupos de trabalho. Reservar com a maior antecedência possível.
Hipócrates em 400 a.C. já utilizava a equitação com o objetivo de melhorar a saúde de seus pacientes. Com o passar dos tempos constatou-se que cavalgar não exercita somente o corpo, os sentidos também são influenciados. Os movimentos rítmicos e precisos do cavalo, a liberdade provocada pela sensação de cavalgar e o contato direto com o animal e a natureza são capazes de fazer verdadeiros milagres para o corpo e a mente.